sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Himmel Bar e Google Quick Search Box

Olá,
Hoje o artigo é mais para os utilizadores/usuários de MAC.
Na maioria das vezes, quando passamos de Windows para Mac, uma das coisas que nos deparamos, é que quando queremos abrir uma aplicação, temos que abrir o Finder, ir a applications/aplicativos e escolher o programa que queremos executar. Sempre que isso me acontecia, eu ficava meio irritado por ter que abrir tanta janela e por ter que esperar que o Finder abrisse. Se calhar até pode existir outra solução, mas a verdade é que eu não sei...
Com esse problema, comecei à procura de alternativas que me permitissem ter atalhos para os programas. E nessa descoberta descobri dois programas que fazem tudo aquilo que eu queria sem ter que esperar para abrir o Finder

O primeiro é o HimmelBar, programa gratuito, que adiciona um atalho com a forma de nuvem na barra de menus, e que qualquer programa que se instale, fica lá disposto para poder ser aberto ou executado. É um atalho muito mais fácil e que nos permite abrir o programa sem ter que procurar muito pelo mesmo.

Download: Himmel Bar


Outro programa muito bom, que é desenvolvido pela propria google e que é gratuito, é o Google Quick Search Box, que pode ser activado com teclas de atalho, pré-definidas ou definidas pelo utilizador e que funciona de duas maneiras.
A primeira é ser usada como o google desktop que procura todos os documentos no computador e na internet.
A segunda maneira de ser usada é como um "Run" para os programas. A pessoa escreve o nome do programa que pretende abrir (muitas vezes nem é preciso escrever o nome completo porque ele sugere), selecciona e ele abre o programa
Só por interesse… A google desenvolveu este produto apenas para o MAC, visto que o projecto para Windows não correu como se esperava e foi abandonado.



Penso que este dois programas, depois de a pessoa se habituar, dão uma enorme ajuda na utilização de um MAC e permitem que o utilizador possa acessar a qualquer programa de uma forma mais "friendly".

2 comentários:

  1. Para quê complicar e usar aplicações para fazer aquilo que o Mac OS X já faz de origem? E para quê usar janelas do Finder? Keep it simple, keep it Apple! Arrastas o ícone da app para a dock, tens logo ali um atalho. Mais rápido que isso não há. Outra, tens a pasta com todas as apps na dock, do lado direito, embora tenhas de procurar na lista a app que pretendes utilizar. Por fim, e para não teres de procurar nada, tens o Spotlight logo ali no canto superior direito (ou Cmd + Space) e basta escreveres o nome da app, seguido de um Return para a abrir. Done! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rafael!!!
    Antes de mais obrigado pelas sugestões e pelas dicas, é isso que pretendemos com este blog, ajudar e ser ajudados nas mais variadas e possiveis soluções!
    E é caso para dizer... andei eu à procura de algum e tinha ali à mão!

    Só uma adenda, nas tuas sugestões, eu pessoalmente uso a dock do lado direito (há quem use à esquerda ou em baixo, são gostos!), e o que pretendia era um atalho na barra de menus como solução, no mesmo estilo que podes pôr tantos outros... E com isso tirar atalhos da dock e deixar só aquilo que me interessa, dai a solução da Himmel bar ter-me parecido super interessante.
    O da google é interessante e faz o mesmo que o Spoth light, embora, tenha uma curiosidade, saberás se é possivel mudar as teclas de atalho?
    Mais uma vez obrigado!

    ResponderEliminar