terça-feira, 31 de agosto de 2010

OpenID

Como utilizadores da Internet, estamos inscritos em variados sites e/ou serviços. E a boa política dita que devemos ter uma palavra-passe diferente para cada serviço que utilizamos. Isso levanta um problema: "Como é que nos lembramos de todas as palavras-passe?".

OpenID resolve este problema. OpenID, é um tipo de autenticação que nos autentica em variados sites (que obrigatoriamente suportam OpenID), por estarmos autenticados no serviço de OpenID.

Existem vários sites que vos podem criar o vosso OpenID. Tais sites estão aqui representados (http://openid.net/get-an-openid/). Como podem ver no topo da página, por vezes ate podem ter já um OpenID por estar registado num dos serviços existentes.

Agora vem a dúvida natural, como entrar em serviços que suportam OpenID. Vou-vos dar um exemplo: Há alguns artigos atrás falamos do twitter e de um serviço chamado twitterfeed. O twitterfeed suporta OpenID. Ao entrar no site existe o nosso botão amigo: "Sign In with OpenID". Ao entrar, tem vários serviços à escolha, escolhe o que já está inscrito ou que se inscreveu no site acima e é autenticado no twitterfeed. Isto tudo sem ter que criar uma conta!

Vários serviços podem utilizar métodos de autenticação diferentes. Fotografias previamente escolhidas (https://myvidoop.com/), Utilizador e Palavra-Passe (Google, Blogger, Wordpress,...), e mais ainda.

Em último mas não no fim, não descuidem a segurança. Isto porque é uma espécie de intermediário para os seus serviços. E como tal, pode aceder aos seus serviços, se tem algum descuido com a segurança desse OpenID, pode correr o risco de perder o seu OpenID, bem como os serviços a ele associados.

E agora no fim, a moral da história é: "É bom ter tudo num local, mas é preciso ter cuidado extremo com essa identidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário