terça-feira, 17 de agosto de 2010

Redes Sociais e jogos: Farmville...

Olá,

Já há uns dias que andava a pensar no que haveria de publicar, se seria um post de opinião ou mais concretamente um sobre um programa!

Com o passar do tempo, optei pelo post sobre redes sociais e jogos, neste caso, o farmville!

Quando as redes sociais começaram, todo o mundo achou piada às ligações e a descobrir-se que aquele amigo A também era amigo do C... E com isso o numero de redes sociais grátis foi aumentando, Orkut, HI5, Clube da Amizade, Spaces, facebook e toda uma panóplia mais.
Desde há um ano para cá, que começaram a surgir boatos/rumores em que as redes sociais estavam a ser usadas para contratar pessoas, e que os gerentes de RH usavam as mesmas para inspeccionar o perfil dos candidatos... Afirmado por várias revistas e jornais da especialidade.
Ora, noutros casos, dá-se o oposto, em que se defende o uso e direito da privacidade, e que os perfis devem ser fechados e privados, para que não haja invasão do alheio, e roubo de fotografias, havendo inclusive pessoas que gerem perfis de pessoas publicas, roubando-lhes assim a identidade...
Questão: Em que ficamos, abrimos ou fechamos o perfil?!
No meu entender, fechamos... Se uma empresa me contratar pelo meu perfil, não tarda, todos nós andaremos a embelezar uma coisa que deve ser restrita e para partilhar com os nossos amigos...

No meio disso, apareceram ainda jogos com essas redes, neste caso refiro-me ao farmville da Zynga, usado no facebook... Finalmente um jogo de estratégia, que não envolve matar, conquistar, eliminar, mas sim fomentar que se use a imaginação para progredir com uma quinta, tratando os animais, recolhendo o que se plantou, tendo edificios, vendendo edificios... E isso tudo, com a ajuda dos amigos!
Na realidade, o jogo apenas perde pelos criadores, que estão sempre a inventar e que cansa as pessoas, por perceberem que o jogo não tem fim! As pessoas estão a cansar-se e a deixar de jogar por entender que não passa mais do que um jogo de cliques!
O que não está longe da verdade...
No entanto, pelo espirito do jogo, acho que será um jogo onde adultos e crianças podem participar.

Em conclusão...
Com o passar dos anos, vi várias redes sociais nascerem, terminarem e outras nascerem. Todas elas foram vistas e revistas e a verdade é que apenas tiveram sucesso, enquanto as pessoas puderam ir alterando o mais possivel a sua pagina de perfil, ou seja, adequar o melhor tema, a musica que mais gostam, a letra que acham mais bonita, etc...
Mas, a rede que acho que terá mais sucesso nos tempos será sem duvida o facebook: conquistou novos, velhos, crianças, e muitas pessoas que se viam de longe a usar o as redes sociais, entraram para o facebook.
Penso que seja uma boa janela para se ver e não perder o contacto com os amigos, mas longe de ser uma forma de contratação.

Sem comentários:

Enviar um comentário