domingo, 15 de agosto de 2010

Smartphones

Saiu recentemente a versão 2.2 do Android, nome de código "Froyo".
Como tal, é uma boa altura para reflectir um pouco sobre a industria dos chamados "smartphones".

Até recentemente, era um universo dominado pela Apple e o IPhone, mas parece que a alternativa open-source tem vindo a apanhar esta grande dominadora do mercado.
Telemóveis como o HTC Desire, EVO e o Samsung Galaxy S, já são considerados tão bons ou mesmo melhores que o IPhone 3GS (o EVO chegando ate a concorrer com o 4).

Isto demonstra de facto uma abertura no mercado para alternativas, tendo até eu visto já pessoalmente alguém a mudar de um IPhone para um Android.
Dentro do mundo de usabilidade, ha sempre públicos alvos para cada telemóvel. Obviamente há sempre um maior rendimento por parte do IPhone devido ao seu sistema muito mais fechado, mas havendo muito maior opções de costumização por parte de sistemas Android.

Não vou dizer que há um vencedor a vista nesta "corrida", mas com todas as pessoas a correr atrás do Jailbreak que já foi aqui referido, é de notar que esse tipo de mentalidade irá trazer ainda mais pessoas para o universo Android, sendo que esse já é por sim muito fácil de adaptar as necessidades de cada utilizador, devido a ser construído num sistema aberto.

Como tal, a escolha de um smartphone depende sempre da necessidade de cada pessoa, mas os "power-users" terão sempre uma maior liberdade de capacidade no sistema Android, e este cada vez mais prova a sua força, estando cada vez mais forte e presente no mercado.

Por isso se estiver a pensar adquirir um smartphone, e ainda não chegou a uma conclusão, veja das opções com Android, pois há sistemas já excelentes capazes de satisfazer até o utilizador mais exigente.

Também poderia falar aqui do Windows Mobile, mas isso seria juntar o pior dos dois mundos ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário