segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Civilizações

Para já, um agradecimento ao meu colega, por ter editado um artigo na minha ausência, dado ontem ser um dia sob a minha "alçada".

E agora, mais uma vez, falemos de jogos.

Recentemente tive a oportunidade de testar jogar um jogo chamado Cilivization V.
A saga Cilivlization tem já muitos anos, tendo o primeiro jogo da série saído em 1991.

Tendo sempre gozado de bastante sucesso em todas as suas re-encarnações, os criadores deste jogo apontaram sempre para uma re-estruturação criativa do jogo, sem nunca mudar a sua base.

E é este aspecto que eu acho genial! O senhor Sid Meyer, conseguiu ao longo destes anos mandar cá para fora 5 jogos, sempre baseados no mesmo estilo de jogo, de tal forma que um jogador que saiba jogar o primeiro, consegue os seguintes, mas mudando sempre toda a estrutura que assenta sobre esse mesmo jogo, de tal forma, que apesar de se jogar com as mesmas acções, o "feeling" que se recebe do jogo em si é completamente diferente.

Esta mudança é particularmente notável nesta ultima saída. Sou um grande fã do Civilization IV, é um jogo que desde que o adquiri, mantenho sempre instalado no meu PC pois sei que ocasionalmente a vontade de o jogar aparece, dado ser um jogo excelente.
Agora peguei no Civilization V, e senti quase que era um jogo completamente diferente! Aina funciona por turnos, exploração, gerir produção e crescimento de cidades, combates, conquista, diplomacia... Mas a forma como todos estes elementos sem combinam neste jogo é absolutamente diferente do seu antecessor. E apesar de todas as mudanças, continua a ser um jogo que dá muito prazer em jogar. Mantém a qualidade, apenas é uma qualidade diferente.

Tiro o meu chapéu ao senhor Sid Meier, consegue manter o seu jogo sempre fresco, sem nunca realmente mudar a fórmula.

Sem comentários:

Enviar um comentário