domingo, 12 de setembro de 2010

IPv6

Hoje venho falar de IPv6. De onde vem este termo tão falado a uns tempos atrás e que significa para nós?

Decompondo: IPv6.
IP - Um protocolo utilizado em redes e na internet para se saber a "morada" das máquinas que estamos a tentar contactar. o IP é como uma morada física no sistema de correios.

v6 - Versão do IP(neste caso, versão 6), a versão utilizada até hoje era a versão 4.

O que se passa então é que quando o IPv4 saiu, foi feito de forma a garantir moradas suficientes para todos os computadores ligados em rede do mundo, usando uma combinação de 4 campos de 256 valores. Ou seja: 256.256.256.256.
Como podem imaginar, isto dá valores mesmo muito grandes!

Mas mesmo assim, a internet e toda a necessidade de redes cresceu de uma forma muito maior que a esperada em 1980. E como tal, este protocolo agora com 30 anos, teve de ser trocado por um maior, dado que os computadores ligados em rede do mundo inteiro rapidamente se aproximam do limite desse enorme valor.

Então saiu o IPv6. Esta versão tem uma sequência de valores muito maior. Ficando assim mais complexo, mas permitindo um numero BEM maior de máquinas ligadas na rede mundial, fornecendo um maior numero de moradas para essas máquinas.

Assim, todos os novos equipamentos de rede vêm agora equipados com suporte para as novas moradas, fazendo assim que entrem já no novo sistema, e podendo assim não ocupar os "espaços" antigos que começam a ser poucos.

Já agora, o IPv6 suporta o antigo IPv4, podendo comunicar com o antigo sistemas de moradas, para que não haja falhas de comunicação.

E para quem queria saber do IPv5, ele existe, mas nunca pegou muito bem e é usado apenas em protocolos de comunicação muito específicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário