sábado, 25 de setembro de 2010

Windows Deployment Services

Boas, alguma vez se perguntaram como é que as empresas têm paciência para formatar os computadores e voltar a instalar tudo assim que um se avaria?

A resposta é: Não têm.

Isto porque existe o Windows Deployment Services (mais conhecido pelo nome do seu antecessor, Remote Installation Services). Este serviço, existente a partir do Windows Server 2003 Service Pack 2, permite fazer imagens de computadores existentes com o objectivo de recuperar computadores num curto espaço de tempo, já pré-configurado com todas as politicas e aplicações da organização.

A aplicação deste serviço é bastante simples, a melhor maneira para a organização implementar este sistema, será adquirir gamas de computadores idênticas, instalar o sistema e todas as suas aplicações num computador, enviar a imagem do disco para o servidor, e depois instalar todas as máquinas com o mesmo sistema, tendo assim uma organização que se comporta de uma forma uniforme, tanto a nível físico como a nível da infraestrutura.

Por isso já sabe, se tiver à frente do sistema informático de uma organização, e quiser poupar trabalho, não se esqueça, use o Remote Installation Services, ou o Windows Deployment Services.

Sem comentários:

Enviar um comentário