segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Back (up)... Again!

Olá,

Antes de mais, as nossas desculpas, mas por motivos vários, não pudemos fazer posts... Assim, recentemente decidimos tentar publicar pelo menos um post cada um, por semana... Sei que várias pessoas me enviaram algumas mensagens a perguntar se o blog tinha acabado, mas não... Simplesmente "we took some vacations!"

Aproveito este tempo, para vos falar de backup's ou cópias de segurança.
Actualmente e preocupado com a segurança de dados, a Microsoft e a Apple desenvolveram nos seus sistemas operativos maneiras automáticas e planeadas de fazer backup's.

Na Apple, o Time Machine, revela-se uma boa maneira de fazer backup's, sendo que o mesmo funciona de maneira incremental e vai adicionando backup's sucessivos ao sistema.
Confesso que apesar de ter um Macbook nunca precisei do mesmo, no entanto, faço os meus backup's uma vez a cada 15 dias. Nunca se sabe o amanhã!
O backup da apple é fácil de usar e de fazer funcionar, após colocar o disco, formata-se no formato "Mac OS Extended (Journaled)" com o Disk Utilities em Utilities. Seguidamente vai-se a System Preferences e entra-se em Time Machine, em "Select Disk" escolhe-se o disco de destino que acabou de ser formatado e a partir dai o Mac irá fazer um backup.
Através de alguns memos que li, ao que parece o Time Machine apenas funcionas em máquinas com a mesma versão do sistema operativo.

No Windows (7), também se pode fazer backup's através do Windows Backup, no painel de controle (versão antiga). Após a escolha a pessoa define os horários, o disco para backup e qual ou quais os discos (no caso de ter mais do que uma drive) a fazer backup. O sistema permite fazer diariamente, semanalmente ou mensalmente.
O backup é incremental e pode-se usar para voltar atrás no caso de o sistema operativo ser corrompido.
Confesso que também nunca usei, mas por alguns artigos e conversas com colegas de profissão, o que me foi transmitido é que é uma boa ferramenta e que a Microsoft já o deveria ter lançado à mais tempo.

Diz a experiência que o melhor para se não ter que usar é ter um sistema actualizado, a máquina limpa e de preferência deixá-la ligada o mais possivel, evitando sucessivos liga-desliga diários.

Espero que façam backup's, mas que nunca seja necessário usar!

Voltem sempre e mais uma vez, as nossas desculpas por este longo, longo intervalo!
E por aqui me fico!
Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário