quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Controlar o nosso sono



Controlar as nossas horas de sono é importante, isto é algo que todos sabemos. Dormir ou não o suficiente, leva a um dia com melhor ou pior disposição, mais ou menos energia... ou seja, uma boa noite de sono é importante para se passar um bom dia de seguida.

O que nem toda a gente sabe, é que o nosso sono se divide em ciclos de várias etapas, e que cada uma dessas etapas tem uma função e que pelo menos de uma dessas etapas não é conveniente ser interrompida.

Conhecer os nossos ciclos de sono pode nos ajudar a aproveitar melhor as nossas horas de sono, conseguir que essa horas sejam mais rentáveis, ou simplesmente ajudar a conseguirmos acordar mais bem-dispostos.

Há já varia informação disponível sobre este assunto online, e aconselho a cada um a se informar sobre o tópico da melhor forma que lhe interessar.

Mas para os mais preguiçosos, foi criada a aplicação "Sleep as an droid". Esta aplicação para telemóveis com o sistema Android, permite ao smartphone registar o nosso movimento enquanto dormimos, e assim saber em se estamos numa fase de sono mais profunda ou mais leve, sendo a ultima aquela desejável de uma pessoa ser acordada. Pode-se então configurar um alarme que, com os registos dos nossos padrões de sono tentará dentro de um intervalo de tempo pré-definido, nos acordar na fase que nos causará menos impacto, levando assim a um acordar mais natural.

A aplicação guarda também registo dos nosso padrões de sono, melhorando assim a performance a medida que vai sendo utilizada, e também regista o nosso total de horas de sono para futura referencia.

É portanto uma aplicação que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, e está disponível uma versão gratuita para utilizar durante 14 dias, ou completa por 0,99 €.

Sem comentários:

Enviar um comentário