quinta-feira, 5 de maio de 2011

Limpou as suas instalações?

Bem, a minha apresentação de hoje vem baseada num caso da vida real.

Troquei a minha placa de video e tive algumas complicações com a nova que instalei.
De todos os testes que fiz, uma das duvidas que tive se foi devido a não ter removido os drivers da antiga e poderia haver alguma forma de conflito devido a isso.

O problema aqui é que o Windows não permite remoção de drivers sem a peça estar ligada a maquina, pelo menos não normalmente, e não me apetecia andar a trocar as placas de trás para a frente.

Assim sendo, aqui fica uma dica para remover instalações de hardware antigo, limpando assim melhor o seu sistema, garantido melhor performance e possíveis conflitos.

Este procedimento foi confirmado funcionar nos Windows XP, Vista e 7.

Primeiro ligue a linha de comandos (a forma mais rápida que eu conheço é utilizar a "tecla windows" + r e executar o comando "cmd")

Na linha de comando correr a linha: "SET DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES=1"

De seguida, na mesma linha de comandos, corra "devmgmt.msc" para fazer aparecer a interface de gestão do hardware instalado.

Nessa interface escolha no menu "Ver" a opção de "Mostrar dispositivos escondidos" ("view" -> "show hidden devices" em inglês).

E pronto! Todos os aparelhos que alguma vez foram instalados no seu sistema aparecem na lista, podendo assim limpar os drivers que são agora obsoletos.

Sem comentários:

Enviar um comentário