terça-feira, 24 de maio de 2011

Windows: Master Boot Record (MBR) - sem explicação

Olá,

Faz algum tempo que não escrevo, mas infelizmente com o final do semestre os trabalhos têm sido muitos!
Hoje o que me traz é um caso, que um colega meu e eu não encontramos explicação!
Assim, se alguém conseguir ter a solução, agradeço.

O que se passou foi o seguinte: Um computador portátil Sony Vaio, de alguma forma perdeu a sua árvore de organização, isto é, se eu entrar pelo Safe Mode, ou seja, se no inicio carregar em F8 e for ver o meu "computador", eu vejo o seguinte:


No entanto, quando entro através do CD para fazer a correcção do disco para o caso de estar algum ficheiro de boot danificado, o que me aparece é o C: vazio e que tenho que fazer a correcção do D:, ou seja, o que aconteceu é que todo o sistema operativo, aplicações, ficheiros e demais coisas, mudaram de unidade.


E para verem, o disco C:, encontra-se vazio sem nada lá dentro:


Se alguém tiver uma explicação, agradeço o comentário ou enviar para desventuras@flfnet.com.

Hoje ao contrário de um programa e a nossa opinião, fica aqui um desafio que ainda não conseguimos decifrar.

E por aqui me fico!
Até breve

2 comentários:

  1. OI!
    Então é assim. As letras das unidades de disco são alteradas de acordo com definições do sistema que estas a arrancar. O que esta frase quer dizer é que, caso arranques com boots diferentes, é possível haver um mapeamento de letras diferentes. Fisicamente o disco é exactamente o mesmo, o que aconteceu foi que o boot do CD que estas a usar atribuiu outra letra a esse disco. Suponho que tenha criado uma drive C tipo "virtual" para trabalhar e remapeado todas as outras drives uma letra a frente.

    O meu conselho é que faças o que planeavas fazer, a mudança de letra com o boot do CD não deve afectar em nada o boot normal (sem o CD)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo!
    Não vi que havia comments...
    A minha questão é como ele fez isso, visto que foi o DVD com o qual instalei o windows, e que tal coisa nunca tinha visto...
    Acabei mesmo por formatar, mas como poderás mudar a letra para o 'C:'?
    Abraço

    ResponderEliminar