terça-feira, 21 de junho de 2011

Mobile me vs Google apps

Desde que adquiri o meu mackbook em 2007, que tenho vindo a aprender bastante sobre o mobile me, e na altura criei a conta a titulo experimental, quando cheguei ao final deste tempo, para não perder a conta, comecei a pagar por este serviço, mas confesso que não via a sua utilidade a não ser pelo facto de que poderia seguir os meus contactos e agenda na internet.
Mais tarde, quando adquiri um ipod touch, comecei a conseguir entender mais e a gostar mais deste serviço, e só quando passei para o iphone,  o entendi na sua plenitude e achei que era muito bom, visto que, adicionava na agenda uma reunião no meio da rua via iphone e quando chegava a casa, a reunião já estava na agenda do Mackbook!

Só que este serviço era e é pago, o preço aumentou um pouco, mas a qualidade também!
Um exemplo da qualidade ter aumentado, foi o facto de as cores nos calendários terem passado a ser sincronizadas e com isso ficou muito mais fácil identificar os calendários no iphone, e no ical do MacBook.


Antes, eu configurava as cores no ical, de acordo com cores que apareciam, ora no ipod ora no iphone, ou seja, as que este aparelhos selecionavam aleatoriamente.

Mas uma coisa, me incomodava, eu nunca gostei de me sentir dependente de um serviço e mais ainda de ter que pagar por ele para garantir um serviço...
E a solução ou alternativa, embora tenha levado algum tempo passou a ser o Google apps, quando adicionei o flfnet ao Google apps.

Com o google apps e o serviço já mencionado neste blog, o Spanning sync, tudo mudou, porque consegui sincronizar os contactos e as agendas, embora tivesse o problema das cores, que parecendo que não, no dia a dia habituamo-nos mais a olhar para estas do que para o que dizem os apontamentos.

O google apps permite sincronizar a agenda e os contactos e o email, que é o mesmo que o mobile me faz, sendo que este é gratuito e tem apenas que ser instalado via Microsoft Exchange no Ipod ou no iphone.



Como adicionar o google apps:
1º abrir preferências
2º mail, contatos, preferências
3º adicionar conta
4º  escolher Microsoft Exchange
5º colocar os dados relativamente à sua conta
6º escolher seguinte
7º aguardar um pouco
8º quando pedir um servidor deverá colocar: "m.google.com"
9º Escolher o que pretende sincronizar
10º aguardar um pouco e está pronto

E aqui fica uma sugestão para um serviço gratuito que faz bem o serviço do mobile me.

E por aqui me fico!
Até breve



Sem comentários:

Enviar um comentário