terça-feira, 9 de agosto de 2011

Estrutura das Redes de Computadores - Modelo OSI - Camada Física

Boas, desculpem a demora, mas tive uns assuntos a tratar e as ferias também são muito apelativas.

Como estávamos a falar na publicação anterior, as Redes de Computadores são altamente estruturadas e para estruturar essas mesmas redes foi criado o modelo OSI.


Este modelo define várias camadas sobre as quais as redes trabalham. Podemos referir-nos ao modelo OSI como uma pilha de protocolos visto que este modelo distribui vários protocolos de rede em função do seu objectivo nas Redes de Computadores. No modelo temos 7 camadas, se bem que as principais são apenas 5 e apenas falaremos sobre essas.


No fundo da pilha temos a camada física, com protocolos como o IEEE 802.11 (Wi-Fi), o IEEE 802.3 (Ethernet), IEEE 802.15.1 (Bluetooth). Nesta camada os protocolos estão introduzidos directamente no hardware de rede pois estes dispositivos necessitam de entender a parte física da rede (Wireless, Cabo, ADSL, Fibra Óptica), que para o computador é-lhe completamente transparente pelo que o hardware de rede serve de uma espécie de tradutor entre o computador e o tipo de rede utilizado, esta é a camada que o torna possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário